quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CLARICE LISPECTOR, O AMOR E OUTROS ESCRITOS

Texto produzido em 2009.

Ela escreve para digerir a existência, fazer sentido do que lhe parece insondável e, por isso mesmo, assustador. Assim é Clarice Lispector em seus escritos que brotam de dentro para fora, impressões fundas, rasas, alegres, tristes, tão variadas quanto todos os adjetivos, de todas as línguas existentes. Jogo de sombras e luz que a vida lança sobre homens e mulheres, na medida em que corre.

Mas escrever para viver é diferente de viver de escrever. A primeira opção está ligada a uma necessidade profunda de algumas criaturas de dar sentido a sentimentos, experiências, realidades. Faz parte de um esforço de autoconhecimento e cura da solidão mais agreste, da dor mais profunda e do prazer mais intenso. A segunda pressupõe uma exposição dolorida à crítica alheia, ao julgamento estético e de conteúdo, à empatia com os leitores e seus interesses, à máquina de produção que paga os salários, aquece o mercado editorial e resulta em best-sellers ou fracassos retumbantes.

O repórter que aspira a escritor se esforça para retocar a realidade dos fatos para que cheguem mais perto da ficção. Busca arrancar lágrimas, risadas ou indignação a partir dos ingredientes que encontra na rua, nos relatórios, nos gabinetes e nas aspas de alto impacto – muitas vezes esquentadas no micro-ondas da redação. Mas se esconde por trás da imparcialidade, como se o seu ofício de quase-escritor pudesse passar despercebido o tempo todo. Fica sempre no quase, no projeto de literato, ou de autor de verdade, preso às amarras dos fatos e da maneira como são produzidos pela indústria da notícia.

Nessa eterna tensão entre realidade e ficção, o repórter-escritor corre contra o tempo do fechamento implacável dos jornais diários – e contra a mediocridade dos textos pré-moldados pelas cinco perguntas básicas do jornalismo ensinado na escola: o que, quando, onde, como e por quê?  Nos furos deixados pela fórmula clássica, escorre o mais pungente e verdadeiro da realidade que nos cerca, da existência das pessoas e do próprio repórter. Jornalismo e literatura parecem inconciliáveis, embora estejam sempre namorando.

O ficcionista se expõe, sem a rede de segurança dos fatos que embasam a narrativa jornalística, à crítica implacável e ao fracasso. Mesmo assim segue preso às restrições impostas pelo interesse atual do público leitor neste ou naquele gênero, nesse ou noutro tema, na febre do momento do mercado editorial. A libertação pretendida por quem escreve para viver parece, portanto, inalcançável aos que vivem de escrever.

Penso em escrever em um blog, e me sinto como se fosse tirar a roupa em público, na internet. Hoje está na moda o escrito intimista que revela os detalhes da vida mais particular dos autores, que vivem de relatar suas jornadas de autoconhecimento. A minha começou quando ainda era garota e imaginava que um dia teria vivido o suficiente para poder escrever um livro. Na minha cabeça de então, só quem tinha experiência de vida poderia ser autor, seria uma espécie de pré-requisito necessário ao ofício. Pensava que depois dos 30 anos, com certeza teria adquirido bagagem suficiente para iniciar essa viagem. Mas já estou às portas dos 36 – e continuo inédita. Pior, cada vez mais insegura a respeito do tal livro cujo tema segue sendo um grande ponto de interrogação.

Lendo “Outros Escritos” de Clarice Lispector – presente do meu amor –, não consigo deixar de me identificar com a autora, que começou a escrever por necessidade absoluta, como eu. Lembro dos meus primeiros diários, entre os nove e os dez anos, refúgio no qual buscava sentido para aplacar os fantasmas contra os quais lutava no dia a dia, sem ter a coragem de contar a ninguém sobre eles. Na solidão profunda de quem teme ver sua imagem destruída por revelar aos outros, mesmo os mais próximos e amados, as fraquezas que rondam sua alma, encontrava no hábito diário da escrita um porto seguro. Local retirado do mundo, no qual é permitido explorar todas as coisas, sem medo de retaliações ou críticas, sem limites. É isso que chamo de escrever para viver, buscar um pedaço de papel para organizar pensamentos, desabafar sentimentos e, principalmente, encontrar a libertação dos tais fantasmas ou macaquinhos no sótão, como diria o menino maluquinho de Ziraldo. Um ato mágico para criaturas que precisam digerir a existência porque sentem que, se não o fizerem, serão destruídas por ela. Daí minha identificação com Clarice.

---- 
                                          
Agora um parêntese sobre o amor – o meu. Um dia chegou em casa e disse que tinha comprado um presente para mim. Despretensiosamente, como é bem do seu feitio. Logo na capa do livro, uma poesia toda rabiscada sobre “o peso da palavra não dita, prestes quem sabe a ser dita...” “Danado! Como ele sabe?”. Senti que ele desnudava minha alma, de uma maneira insuspeita. Que, na sua rotina corrida e na sua aparente distração, me conhecia profundamente, apesar da minha dificuldade atávica de deixar o outro entrar e saber quem sou de verdade. Uma onda de gratidão me invadiu junto com uma grande descoberta: o amor nos liberta da necessidade de buscar refúgio num pedaço de papel. Eureca! Há outra maneira mais prazerosa e COMPARTILHADA de digerir a existência. Desde então, penso que não preciso mais escrever para viver, me sinto finalmente capaz de simplesmente viver. O negócio é que continuo gostando de escrever. Será esse o “momento mágico” que minha imaginação de menina criou quando a bagagem está finalmente pronta para se começar a viagem da autora?  A seguir cenas dos próximos capítulos!

GOSTOU?! #debaixodosipes

Em Brasília: à venda na Banca da Conceição, na superquadra 308 sul.

Livros por encomenda no BrasilMartins Fontes
Livros  e e-book disponíveis, para todo o mundo e também para o Brasil : Chiado Books







11 comentários:

  1. Oi, lindona!! Muito sucesso em seu novo momento!! Sou sua fã incondicional! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto inaugural!
    Ótima ideia do blog que está lindo!
    Estarei sempre aqui.
    Sucesso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Marina, o blog está lindo! E o texto, muito bom! Já salvei nos meus favoritos! Saudades! Bj

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda ao mundos dos blogues, Marinete Patinete! Serei assíduo frequentador, pois AMO seus textos. E gosto um pouquinho de você também. :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que delicia!!!!!! Tudo lindo e tão necessário... Adorei!!!!
    Estou seguindo você.
    Mil beijos Marina.

    ResponderExcluir
  6. Marina, quanta sensibilidade! Amei!!! Escrever é mesmo uma necessidade absoluta!!!! Sucesso com o blog. Vou seguir! <3 Já sou fã!!!!

    ResponderExcluir
  7. Babe!!! Eu lembrava desse texto! Segue lindo e você poderia deixar de ser inédita muito antes dos 36, acredite! Parabéns! E boa sorte nessa aventura mais do que atrevida de tornar pública parte dessa sua linda alma. Sou sua admiradora. E parabéns também a sua linda filha mais velha, que te estimulou, e a essa sua - nossa ;-) amiga de olhos míopes e clínicos. Beijos gigantes!

    ResponderExcluir
  8. Querida, sucesso total! Esperava por este nascimento com carinho e imensa torcida! Seus textos carregam lindamente sua grandeza humana. Parabéns! Sou e serei sempre sua eterna seguidora. Beijo gigante

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por mais esse passo, Ma! Fico contente do seu universo de leitores poder ser ampliado! O blog está uma gracinha, como não podia deixar de ser... Que essa sua poderosa energia se renove a cada dia, minha querida!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tem um cara que eu gostei muito de ler o A. Alvarez que ensina que a “voz do escritor” não se confunde com um estilo, é “algo que começa mais ou menos na parte de trás dos joelhos e chega até bem acima da cabeça”.
    Pelo que já sei de vc, imagino que a sua voz seja um pouco mais extensa, como a de Clarice, tenha início na planta dos pés... de seus pais.
    bj ,romão

    ResponderExcluir
  11. Caros e queridos amigos,

    queria só agradecer as palavras, o incentivo, o afeto, a generosidade e principalmente o compartilhar com vocês esse caminhar! Que os anjos digam amém e a jornada seja boa para todos os que participarem dela.

    Certamente já recebi muito mais ao expor esses textos do que plantei quando comecei a balbuciar essas palavras, muito insegura ainda sobre a minha própria voz para me deixar ouvir, mesmo pelos muito próximos!

    Namastê!

    Marina

    ResponderExcluir