segunda-feira, 6 de março de 2017

CARNAVAL


Foto: Margarida Cristiana Napoleão Rocha, tirada na Tailândia, no Carnaval de 2017.

Sempre me intrigou o fato da data desta festividade ser determinada pela primeira lua cheia do ano. Para quem não sabe, o período de Carnaval muda ao sabor da lua cheia, e de quando ela resolve dar as caras no céu, em janeiro. Nunca me pareceu muito lógico, aliás, que uma época marcada pelo relaxamento das normas sociais pudesse ser uma festa cristã, inaugurando a quaresma, tempo de penitência. Afora essa aparente contradição entre as coisas do corpo, pagãs em sua essência, e do espírito, ligadas à religião, que sempre observei com relação à folia de momo, comecei o feriado escaldada da experiência dos dois últimos carnavais, de 2015 e de 2016, absolutamente tenebrosos. Estar de luto em meio à alegria eufórica da multidão é profundamente angustiante, parece que multiplica em muito a força e o peso de qualquer dor...

GOSTOU?! #debaixodosipes

Em Brasília: à venda na Banca da Conceição, na superquadra 308 sul.

Livros por encomenda no BrasilMartins Fontes
Livros  e e-book disponíveis, para todo o mundo e também para o Brasil : Chiado Books





4 comentários:

  1. Hoje minha citação pós-leitura é um trecho que você mesma escreveu e que, literalmente, me arrepiou.

    “Os pés começaram a se movimentar quase que por vontade própria, assim como o coração voltou a bater pela vida adiante, sem deixar nada para trás, nem ignorar as cicatrizes do meu tempo e da minha história neste mundo”.

    É um grande aprendizado acompanhar o seu processo de elaboração, tão belo, rico e verdadeiro. Esse seu texto é uma aula de escutar a vida. Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Querida, todos os dias aprendo com vc. Com sua energia, coragem, sensibilidade,amorosidade e clareza. Estou aprendendo com vc a viver um dia após o outro. E é com enorme alegria q acompanho seu "renascimento", suas braçadas cafa vez mais vigorosas nesse mar q é a vida. Continue a nadar!Orgulho imenso de ser sua amiga e poder estar a seu lado. Bj

    ResponderExcluir
  3. Lindo Marina! Acompanhar esse processo realmente nos enriquece e faz refletir mais profundamente. Fico feliz de poder, de alguma forma, participar da sua caminhada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Minhas amigas queridas, nem sei o que dizer. Só que as amizades que pude construir nesse mundo são a minha maior riqueza e vocês são parte dela. Sem esse colchão de afeto nada mais teria sido possível!

    Beijos

    Beijos

    Marina

    ResponderExcluir