quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

QUARENTONA




Foto do dia do meu aniversário de 40 anos, por Oswaldo Buarim Jr.
Texto produzido em 2015.

Desde pequena imaginava completar 40 anos. Como se fosse um portal mágico, depois do qual se adentra um novo tipo de existência mais plena e tranquila.  Tornei-me oficialmente uma quarentona em 13 de janeiro de 2015, na praia dos carneiros, em Pernambuco, cercada dos amores da minha vida - meu marido e meus filhos. Nunca antes tive tanta consciência da qualidade do meu cotidiano ordinário e nem tampouco me senti tão capaz de gozar dele, até a última gota.  Um momento de bálsamo para aquela menina ansiosa e cheia de macaquinhos no sótão e no coração, finalmente recompensada por ter encarado tanta luta interna e esforço para chegar ali, aos benditos 40! Algo como Bartolomeu Dias, dobrando o Cabo das Tormentas e mudando seu nome para Boa Esperança, certo de só encontrar calmaria dali em diante.

Esse estado de graça ainda estava comigo quatro dias depois quando, sem aviso, em quinze minutos de relógio, recebi uma bomba atômica na cabeça, com a morte do meu marido. A entrada dos ENTA se transformou meteoricamente de porta do paraíso em boca do inferno. Desde então, estou mergulhada no purgatório de buscar sentido na covardia de quem escreveu essa trama e errou minha ficha de personagem, onde deveria estar escrito MOCINHA (feliz para sempre!) e não VILÃ (desgraçada!)...

GOSTOU?! #debaixodosipes

Lançamento em Brasília
Data: 29/09/2018 (Sábado)
Local: Bar Tiborna, CLN 403, Bloco B
Horário: 17H

Livros por encomenda no BrasilMartins FontesLivraria CulturaSaraiva
Livros  e e-book disponíveis, para todo o mundo e também para o Brasil : Chiado Books


5 comentários:

  1. Vendo sua foto, lembro-me nitidamente de quando liguei para vc naquele dia (13/01/15), para lhe desejar feliz aniversário, e o Buarim atendeu e me disse: "Peraí, Maísa, ela está jogando frescobol. Vou chamá-la". Ao ler seus textos, pego carona nas lembranças e nos anos que passaram. Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, comecei sorrindo e terminei com lágrimas nos olhos. Babe, você é a maior referência que eu tenho de honestidade com a dor e com o amor! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que de alguma maneira esses textos que são para mim uma terapia, uma forma de digerir dor e amor e tudo isso que faz parte de existir, sirvam também para vocês minhas amigas, primeiro de tudo, e leitoras!! É muito bom saber que tem gente lendo e aproveitando de alguma maneira tudo isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Num mundo que se recusa a falar da dor, ver um texto desse assim, é uma gloria. E essa capacidade de apropriar-se de sua historia e contá-la com tanta beleza, é uma emoção. Bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eliane! Suas palavras me tocaram muito. Obrigada por ler!

    ResponderExcluir